Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Este tópico está trancado. Você não pode responder ou editar mensagens.  [ 29 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo
  Exibir página para impressão

Re: Fluido da transmissão automática Pajero Diesel 4x4.
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Dom Jan 30, 2011 11:10 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Abr 14, 2010 01:12
Mensagens: 302
Localização: Vargem Grande - Rio de Janeiro - RJ
Viatura: Pajero Sport
Ano: 2007
Estado: RJ
Cidade: Rio de Janeiro
Carlos Henrique escreveu:
phenrique, tudo bem???

Com quantos km vc fez esta troca??

Qual o óleo utilizado??

Quantos litros foram necessários???

Como foi feita a troca ??

Faço estas perguntas à vc pois minha viatura está com 77mil km. Pelo que tenho falado com o pessoal da minha cidade(Porto Alegre/RS), cada mecânico/profissional está fazendo de formas diferentes.
Nas consultas às concessionárias do Estado, falaram em colocar o óleo TQD (bem mais barato) e não o recomendado TQM-SPIII, que custa a bagatela de R$ 80,00 o litro.

um abração.

Carlos Henrique
Pajero Sport HPE 2.8 2005/2005


Carlos Henrique,

Eu fiz a troca com 79950km e utilizei o TQD da Castrol.

No manual e' indicado o Dexron III, inclusive ele tinha esse oleo la na casa dele. Porem esse tecnico da Mitsubishi me informou que realmente e' mas caro, mas a propria Mit esta reconhecendo a utilizacao deste nos veiculos. Ele sempre esta fazendo treinamentos em SP, pela propria Mit.

A troca foi bem simples, tem um parafuso na caixa de cambio na parte inferior do carro e foi por la que o oleo foi drenado. Antes de despezar completamente esse oleo ele fez uma verificacao para saber se tinha LIMALHA (residuos de metais do atrito da caixa), como nao tinha ele falou que nao tinha a necessidade de trocar de imediato o filtro, mas pediu para abreviar a proxima troca para 50.000 km (em 130.000 trocarei o filtro e o oleo).

Para trocar o filtro e' necessario desmontar parte do cambio, pois o filtro e' interno.

Nem todas as concessionarias fazem essa troca, por conta do tempo necessario para tal procedimento.

Ficarei de olho na vareta por alguns meses, para ver se tem alguma alteracao no nivel. Ficarei tambem atento na iluminacao da letra D (drive) no painel, pois se piscar irei imediatamente avaliar tudo de novo.

A quantidade de oleo utilizado foi uns 2,5 litros.

Abracos

_________________
Pedro Henrique


Voltar ao topo
 Perfil  
 

Re: Fluido da transmissão automática Pajero Diesel 4x4.
MensagemEnviado: Seg Jan 31, 2011 06:37 
Offline
Diretor Regional

Registrado em: Sex Out 01, 2010 11:42
Mensagens: 789
Viatura: Pajerinho
Ano: 1997
Estado: SP
Cidade: são paulo
carlos,


troca do fluido é a cada 80 000 km.....coloquei o recomendado.são cerca de 3,5 litros... paguei o praticamente o mesmo preço aki em são paulo...é caro,mas vale a pena!


Voltar ao topo
 Perfil  
 

Re: Fluido da transmissão automática Pajero Diesel 4x4.
MensagemEnviado: Seg Jan 31, 2011 07:19 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Abr 14, 2010 01:12
Mensagens: 302
Localização: Vargem Grande - Rio de Janeiro - RJ
Viatura: Pajero Sport
Ano: 2007
Estado: RJ
Cidade: Rio de Janeiro
Corrigindo a informacao dada por mim anteriormente.

Foi uns 3,5 litros de oleo utilizado na troca.

_________________
Pedro Henrique


Voltar ao topo
 Perfil  
 

Re: Fluido da transmissão automática Pajero Diesel 4x4.
MensagemEnviado: Seg Jan 31, 2011 08:53 
Offline
Diretor Regional

Registrado em: Seg Mai 10, 2010 03:48
Mensagens: 318
Viatura: Pajero Sport
Ano: 2004
Estado: SP
Cidade: pindamonhangaba
e ai carlos,
nao estou querendo me meter neste assunto, mas o seu carro e igual ao meu e tanto o oleo quanto as quantidades sao diferentes da do pedrao e cebola.
como vi no seu perfil, sua pajero e 2005 e a japonesa, motor e 2.8 tdi e o cambio tambem e diferente, este cambio nosso trabalha com uma pressao maior diferente tbm da pajerinho a gasolina japonesa do cebola (a dele o cambio e melhor, mais parrudo e trocas mais precisas).
o nosso oleo e o (tq msp3 bd) original mitsubishi, usa 8 litros e custa R$72,42 o litro. para o diferencial utiliza o dynadrive 80w90 e sao 4 litros, este ja pode ser qualquer um com esta especificaçao.
bom eu recomendo vc comprar na mit este oleo de cambio original, vai durar os 8omil sem te dar problemas, ja vi em casos de trocado por outro oleo mais barato e com pouco tempo começou a dar problemas de nao trocar as marchas e assim vai.
o meu eu troquei com 100mil ja andei mais uns 20mil e ta de boa sem problemas.

um abraço,
marcos


Voltar ao topo
 Perfil  
 

Re: Fluido da transmissão automática Pajero Diesel 4x4.
MensagemEnviado: Seg Fev 07, 2011 10:02 
Offline

Registrado em: Dom Fev 06, 2011 07:18
Mensagens: 71
Viatura: Pajero Full
Ano: 2000
Estado: MG
Cidade: Itajubá
Amigos, gostaria de dar minha opinião a respeito da troca de óleo da transmissão. Comprei recentemente uma Pagero GLS Aut. com 83.000 kms. Passei quase 4 meses colhendo informações sobre esse modelo de carro e pesquisei muito sobre esse assunto de óleo da transmissão automática. Uma das coisas que mais me intrigou foi que, primeiro esse óleo é exclusivamente usado pela Mitisubish Brasil, não existem similares por aquí, nem mesmo nos EUA ele é usado nas Pajeros de lá. Em caso de troca quem usou algum similar se deu mal e vários mecânicos, engenheiros e técnicos confirmam isso. Esse é um típico caso em que a Mit simplesmente amarrou os donos de Pajeros a eles.
Não é recomendado usar nenhum óleo que não seja o Castrol TQM-SP-III quem o fizer correrá sérios riscos de futuros problemas na transmissão.
Agora o mais interessante foi que também lí vários comentários de que esse óleo NUNCA deva ser trocado salvo quando exista algum vazamento. Porque ?
Dizem os 'especialistas' que cria-se dentro da caixa de transmissão uma espécie inteiração, uma espécie de vinculo, entre o óleo e as engrenagens e caso seja feita uma troca, as engrenagens, com o óleo novo acabam não trabalhando como antes e aí começam a surgir os problemas.
Até aí, mesmo depois de ter conhecimento disso, achei que não era possível ser verdade. Foi quando levei meu carro a uma oficina aquí da cidade onde moro atualmente na qual o dono além de mecânico é fera em rallys e off-road me confirmou tudo isso. O cara está sempre fazendo viagens pelo Chile, Perú, Bolívia, Região Amazônica e por aí vai. Ele foi bem claro NÃO SE TROCA O ÓLEO DA TRANSMISSÃO A MENOS QUE EXISTA ALGUM VAZAMENTO porque certamente a partir daí os problemas podem começar a aparecer caso essa troca seja feita.
hI, Acabou meu espaço para escrever mensagens. Continuo esse assunto em outra mensagem.


Voltar ao topo
 Perfil  
 

Re: Fluido da transmissão automática Pajero Diesel 4x4.
MensagemEnviado: Qua Fev 09, 2011 07:43 
Offline

Registrado em: Qui Nov 04, 2010 07:21
Mensagens: 6
Viatura: Pajero Sport
Ano: 2000
Estado: PR
Cidade: Curitiba
Olá Paesrm.

Explica melhor a história. Pq assim como já ouvi informações de que não se troca óleo de transmissão automática, soube tb que é necessário trocar a cada 80mil km. Existem documentos que comprovam? Pergunto pq tenho uma Pajero 99/00, automática, GAS/GNV, com 104mil, adquirida a 02 meses e estou planejando trocar o óleo da caixa mes que vem, mas antes de fazer estou pesquisando se faço ou não.

Pelo "Plano de Revisões Periódicas" que fica no "Termo de Garantia e Manutenção Periódica", o óleo da caixa automática, do modelo 99/00, Gasolina, tanto FWD quando RWD/4WD, deve ter o nivel inspecionado com o motor ligado à cada 10mil kms e caso esteja baixo dever ser completado. Mas a cada 40mil deverá ser substituído, ou seja, SE as revisões forem feitas nas kilometragens exatas, ele deveria ser substituído aos 40 e 80mil kms.

Entendo que ao trocar óleo, água, e qualquer outro fluído do carro, que permaneça por um tempo considerável no sistema, não sendo "reciclado" pelo próprio, sofre sim um desgaste e uma perca das características "naturais" e SE não for efetuada a troca no tempo correto descrito no manual, o sistema se "vicia" e quando é feita a substituição, os problemas podem aparecer, vide quando não se limpa o sistema de arrefecimento.

Voltando aos carros, já vi alguns casos e soube de outros tantos que quando eram efetuadas a limpeza, apareciam furos no sistema que não existiam pq o produto que limpa, retira tb material que estavam tampando os furos e ainda acontece de fazer eles aumetarem mais ainda pelo simples fato de serem corrosivos, mas se tivéssemos o cuidado necessário, isto talvez não ocorresse.

Isto acontece muito claro com bicicletas ou motos, sei pq sou ciclista amador. Não se pode trocar somente a corrente, quando o sistema todo tem o mesmo tempo de vida útil, tem que se trocar o conjunto, corrente + relação, do contrário "não casa", senti isto na pele trocando a corrente da minha bike antes de uma viagem de 150km, foi uma viagem bem complicada.

Enfim, desculpem o e-mail longo, mas confesso que não sei o que fazer, mas quero manter a minha Pajero 100% e sei que é necessário para isto investir em manutenção periódica. A pergunta que fica é: troco ou não?

Att

Digaum


Voltar ao topo
 Perfil  
 

Re: Fluido da transmissão automática Pajero Diesel 4x4.
MensagemEnviado: Qua Fev 09, 2011 09:40 
Offline

Registrado em: Dom Fev 06, 2011 07:18
Mensagens: 71
Viatura: Pajero Full
Ano: 2000
Estado: MG
Cidade: Itajubá
Olá digaum,
Cara,comprei minha Pajero tem 10 dias, e eu tinha planos de fazer uma revisão onde fosse trocado tudo de óleos, filtros, correias,freios, etc...
Antes de comprar esse carro pesquisei muito na internet sobre ele. Foi quando lí matérias justamente comentando sobre essa troca de óleo da transmissão automática e realmente me surpreendi com os comentários sobre a recomendação de não se fazer isso.
Como meu carro está com 83.000 kms, decidí fazer uma revisão baseada nas recomendações do manual para 80.000 kms onde essa troca é recomendada, ao procurar uma oficina pedí ao dono que incluisse na revisão a troca desse óleo e ele foi logo me dizendo que NÃO recomendava que se fizesse isso pois por experiência de longos anos ele viu muitos que o fizeram e passaram a ter vários problemas na caixa depois disso, e foi bem taxativo; trocar esse óleo somente em casos de vazamentos ou outros defeitos que impliquem na sua desmontagem.
Olha, o cara é o CARA aquí na região, considerada uma das melhores oficinas de 4x4 na região sul de Minas. Ele está constantemente participándo de rallys, trilhas e viagens pela América do Sul com uma equipe e atualmente está se preparando para um percurso entre Chile, Perú e região amazônica. Ele me disse que tem um irmão com uma Pajero que já rodou mais de 600.000 kms e nunca trocou o óleo da caixa de transmissão.
Então diante dessa situação, em quem acreditar ? Quando a gente pensa na economia que vai fazer, dá até uma alegria, mas... e se não trocar vai dar aquele peso na consciência. Trocar ou não trocar, eis a questão. Vou continuar pesquisando um pouco mais. Visite o forum www.4x4brasil.com.br, tem um grupo de discussão só de Pajeros e foi lá que adquiri bons conhecimentos sobre esse carro.
De qualquer forma quem puder acrescentar mais informações sobre esse assunto será muito proveitosso para todos nós.


Voltar ao topo
 Perfil  
 

Re: Fluido da transmissão automática Pajero Diesel 4x4.
MensagemEnviado: Qui Fev 10, 2011 04:00 
Offline

Registrado em: Qui Nov 25, 2010 07:20
Mensagens: 79
Viatura: Pajero Sport
Ano: 2005
Estado: RS
Cidade: Diesel, 2.8 Sport HPE, automática - Porto Alegre
Muito Obrigado pela dicas.
É somente desta forma que vamos nos aperfeiçoando em MIT.
Pessoal especializado com conhecimento na marca, em nossa região é muito carente.

Valeu e até a próxima.

Carlos Henrique
phenrique79 escreveu:
Carlos Henrique escreveu:
phenrique, tudo bem???

Com quantos km vc fez esta troca??

Qual o óleo utilizado??

Quantos litros foram necessários???

Como foi feita a troca ??

Faço estas perguntas à vc pois minha viatura está com 77mil km. Pelo que tenho falado com o pessoal da minha cidade(Porto Alegre/RS), cada mecânico/profissional está fazendo de formas diferentes.
Nas consultas às concessionárias do Estado, falaram em colocar o óleo TQD (bem mais barato) e não o recomendado TQM-SPIII, que custa a bagatela de R$ 80,00 o litro.

um abração.

Carlos Henrique
Pajero Sport HPE 2.8 2005/2005


Carlos Henrique,

Eu fiz a troca com 79950km e utilizei o TQD da Castrol.

No manual e' indicado o Dexron III, inclusive ele tinha esse oleo la na casa dele. Porem esse tecnico da Mitsubishi me informou que realmente e' mas caro, mas a propria Mit esta reconhecendo a utilizacao deste nos veiculos. Ele sempre esta fazendo treinamentos em SP, pela propria Mit.

A troca foi bem simples, tem um parafuso na caixa de cambio na parte inferior do carro e foi por la que o oleo foi drenado. Antes de despezar completamente esse oleo ele fez uma verificacao para saber se tinha LIMALHA (residuos de metais do atrito da caixa), como nao tinha ele falou que nao tinha a necessidade de trocar de imediato o filtro, mas pediu para abreviar a proxima troca para 50.000 km (em 130.000 trocarei o filtro e o oleo).

Para trocar o filtro e' necessario desmontar parte do cambio, pois o filtro e' interno.

Nem todas as concessionarias fazem essa troca, por conta do tempo necessario para tal procedimento.

Ficarei de olho na vareta por alguns meses, para ver se tem alguma alteracao no nivel. Ficarei tambem atento na iluminacao da letra D (drive) no painel, pois se piscar irei imediatamente avaliar tudo de novo.

A quantidade de oleo utilizado foi uns 2,5 litros.

Abracos


Voltar ao topo
 Perfil  
 

Re: Fluido da transmissão automática Pajero Diesel 4x4.
MensagemEnviado: Qui Fev 10, 2011 04:08 
Offline

Registrado em: Qui Nov 25, 2010 07:20
Mensagens: 79
Viatura: Pajero Sport
Ano: 2005
Estado: RS
Cidade: Diesel, 2.8 Sport HPE, automática - Porto Alegre
Marcos tudo bem???

A Minha é a Pajero 2005/2005 japonesa motor 2.8 TDI.
No parabrisa tem um adesivo ref óleo utilizado - TQMSPIII
Marcos não tenho dúvidas ref ao óleo a ser utilizado, estou com dúvida se posso utilizar um óleo diferente que atenda as especificações do TQM pelo seu alto custo.
Vou aguardar para fazer a troca.

Obrigado.
marcos escreveu:
e ai carlos,
nao estou querendo me meter neste assunto, mas o seu carro e igual ao meu e tanto o oleo quanto as quantidades sao diferentes da do pedrao e cebola.
como vi no seu perfil, sua pajero e 2005 e a japonesa, motor e 2.8 tdi e o cambio tambem e diferente, este cambio nosso trabalha com uma pressao maior diferente tbm da pajerinho a gasolina japonesa do cebola (a dele o cambio e melhor, mais parrudo e trocas mais precisas).
o nosso oleo e o (tq msp3 bd) original mitsubishi, usa 8 litros e custa R$72,42 o litro. para o diferencial utiliza o dynadrive 80w90 e sao 4 litros, este ja pode ser qualquer um com esta especificaçao.
bom eu recomendo vc comprar na mit este oleo de cambio original, vai durar os 8omil sem te dar problemas, ja vi em casos de trocado por outro oleo mais barato e com pouco tempo começou a dar problemas de nao trocar as marchas e assim vai.
o meu eu troquei com 100mil ja andei mais uns 20mil e ta de boa sem problemas.

um abraço,
marcos


Voltar ao topo
 Perfil  
 

Re: Fluido da transmissão automática Pajero Diesel 4x4.
MensagemEnviado: Qui Fev 10, 2011 04:35 
Offline

Registrado em: Qui Nov 25, 2010 07:20
Mensagens: 79
Viatura: Pajero Sport
Ano: 2005
Estado: RS
Cidade: Diesel, 2.8 Sport HPE, automática - Porto Alegre
Amigo, tudo bem???

Foi exatamente o motivo de ter aberto este link - Fluido da transmissão, pois tinha certeza que seria muito polêmico, iria trazer muitas dúvidas para quem tem este tipo de cambio AT.
Até pouco tempo atrás a MIT recomendava fazer a troca com 40.000 km, e em virtude das reclamações de custo e própria concorrência passaram para 80mil km.
Já consultei no mínimo 10 mecânicos de 4x4, e os últimos 2 consultados, vão de encontro com o que vc falou. Não trocar o óleo se não tiver vazamento e o aspecto claro/avermelhado. Muito interessante a pergunta que fez para mim: Porque existe a vareta do óleo???? 1) Para verificar o nível (vazamento) 2) Para verificar a coloração/aspecto/viscosidade, já que o novo tem aspecto avermelhado. Caso esteja escuro é sinal de trabalho severo ou anomalias. Nestes casos sugeriu a troca completa com equipamento especifico, que irá tirar quase todos os quase 9,7 litros. Fica a pergunta, porque trocas só com 3,5 lts que representa 35% do óleo utilizado. Troca-se 35% e os outros 65% ficam sem troca???????

Pessoal, a grande questão não é só econômica, mas sim começar a arrumar "sarna para se coçar". Mexer no que está perfeito e com custo elevado.

Fica o espaço para opiniões e reflexões. Acredito que a matéria é bastante controversa.

Vamos lá pessoal deixem suas opiniões

Carlos Henrique

paesrm escreveu:
Amigos, gostaria de dar minha opinião a respeito da troca de óleo da transmissão. Comprei recentemente uma Pagero GLS Aut. com 83.000 kms. Passei quase 4 meses colhendo informações sobre esse modelo de carro e pesquisei muito sobre esse assunto de óleo da transmissão automática. Uma das coisas que mais me intrigou foi que, primeiro esse óleo é exclusivamente usado pela Mitisubish Brasil, não existem similares por aquí, nem mesmo nos EUA ele é usado nas Pajeros de lá. Em caso de troca quem usou algum similar se deu mal e vários mecânicos, engenheiros e técnicos confirmam isso. Esse é um típico caso em que a Mit simplesmente amarrou os donos de Pajeros a eles.
Não é recomendado usar nenhum óleo que não seja o Castrol TQM-SP-III quem o fizer correrá sérios riscos de futuros problemas na transmissão.
Agora o mais interessante foi que também lí vários comentários de que esse óleo NUNCA deva ser trocado salvo quando exista algum vazamento. Porque ?
Dizem os 'especialistas' que cria-se dentro da caixa de transmissão uma espécie inteiração, uma espécie de vinculo, entre o óleo e as engrenagens e caso seja feita uma troca, as engrenagens, com o óleo novo acabam não trabalhando como antes e aí começam a surgir os problemas.
Até aí, mesmo depois de ter conhecimento disso, achei que não era possível ser verdade. Foi quando levei meu carro a uma oficina aquí da cidade onde moro atualmente na qual o dono além de mecânico é fera em rallys e off-road me confirmou tudo isso. O cara está sempre fazendo viagens pelo Chile, Perú, Bolívia, Região Amazônica e por aí vai. Ele foi bem claro NÃO SE TROCA O ÓLEO DA TRANSMISSÃO A MENOS QUE EXISTA ALGUM VAZAMENTO porque certamente a partir daí os problemas podem começar a aparecer caso essa troca seja feita.
hI, Acabou meu espaço para escrever mensagens. Continuo esse assunto em outra mensagem.


Voltar ao topo
 Perfil  
 

Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Este tópico está trancado. Você não pode responder ou editar mensagens.  [ 29 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Procurar por:
Ir para: