Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 3 mensagens ] 
  Exibir página para impressão

TROCA CORREIA DENTADA
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Ter Dez 27, 2011 01:15 

Viatura: Pajero Sport
Ano: 2008
Estado: SP
Boa tarde Amigos !!!!
Gostaria de saber se algum de vcs conhece alguma oficina na ZL SP que saiba efetuar a troca
da correia dentada...ja comprei todas as peças nescessarias, levei a uma oficina perto de onde resido mas o mecanico não conseguiu tirar a correia antiga alegando que um dos parafusos(parafuso da polia) estava com trava rosca...alguem tem alguma sugestão de como posso preceder ????
Obrigado !!!

Re: TROCA CORREIA DENTADA
MensagemEnviado: Ter Dez 27, 2011 09:38 

Viatura: Pajero Full
Ano: 2000
Estado: MG
Aproveitando a pergunta do Wilson, eu tenho uma dúvida a respeito da troca dessa correia e obviamente das outras 3 (alternador, direção e ar) simultaneamente.
Quando fui fazer o orçamento em uma oficina o mecânico me falou que quando se troca essa correia é necessário também trocar a bomba d'água, mesmo que ela não esteja apresentando defeito. Tentei argumentar o porque disso, e ele me explicou que por ser a correia nova ela pode forçar a bomba e danifica-la, isso foi o que eu entendí. Saí da oficina um pouco assustado e desanimado por ter que incluir mais um custo, no que já não é barato, neste serviço. Fiquei de voltar mais tarde para poder dar tempo de 'digerir' mais esse custo no meu já apertado orçamento e aproveitar e verificar a veracidade dessa troca perguntando aos amigos aquí do clube se isso realmente procede. Então quem puder ou souber responder sobre essa real ou falsa necessidade de troca da bomba d'água que me ajude, desde já ficarei grato.

Re: TROCA CORREIA DENTADA
MensagemEnviado: Qua Jan 04, 2012 07:57 

Viatura: Pajero Sport
Ano: 2002
Estado: SP
Caros colegas.

Em resposta.

Wilson.

Não conheço ninguem da ZL.
Já troque a correia dentada da minha viatura.
No meu caso o veiculo é uma V6 3.0
O que posso informar com experiência, é que esse tipo de troca é um "Saco", pois para termos acesso a correia é necessário retirar toda parte do agregado do motor, incluindo ( Radiador, polia viscosa, polias alternador direção hidráulia e outros itens a mais.
O mecânico deve ter cuidado ao ajustar a pressão da correia no esticador da mesma, E isso ele só vai saber se esticou correto quando ele montar tudo de novo e colocar a viatura para funcionar.
Caso a pressão da correia não estiver de acordo, ou seja, com Folga; será necessário ajustar a correia no esticador; e para isso será necessário desmontar tudo de novo para o ajuste.
Realmente o mecânico tem que ter experiência para troca desse item.
Aconselho também, na hora da troca da correia, verificar o esticador do motor se o mesmo ainda está com qualidade, ou se preferiri faça a troca do mesmo como prevenção.
Uma vez que já está tudo desmontado dá uma olhada para ver se existe algum vazamento de óleo e manda trocar os retentores defeituosos. Verifica também se o eixo da bomba d'agua tem folga, evitando problemas futuros.
Caso o mecânico necessite desmontar o sensor de rotação do motor; fala para ele efetuar uma limpeza na peça, pois ela pode apresentar problemas com a sujeira, e com isso você pode ficar na mão.

No meu caso, troquei todas as correias. e o esticador
a correia dentada não era original da MIT, e me custou cerca de R$ 300,00
já o esticador da correia era original, e me custou R$ 750,00

Caso necessite trocar a bomba d'agua, verifiquei no mercado e existe paralelo, custando em torno de R$ 350,00

Viu como é facil.....

boa sorte na sua manutenção, e caso necessite de ajuda entre em contato

Caro paesrm

Com relação a troca da bomba d'agua, e segundo a informação do meu mecânico, a troca é necessária se a mesma estiver apresentado defeitos, ou seja, folga no eixo e vazamentos.
No meu caso troquei somente as correias e esticador, e a bomba continua original de fábrica, ou seja, sem troca.
A minha viatura está com 147.000 km.

abraço a todos

Luiz

Criar novo tópico Responder  [ 3 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas